domingo, 19 de setembro de 2010

Arte Pré-Histórica Ocidental







Estabelecer o momento certo no qual a arte surge é uma tarefa complexa e de concretização bastante difícil. Para alguns , a arte nasce no mesmo momento histórico no qual o ser humano é capaz de construir uma casa ou realizar pinturas ou esculturas. Neste sentido, tal como afirma o professor Ernest Gombrich, "Não existe, realmente Arte. Apenas existem artistas", pois, estes eram "homens que apanhavam terra colorida e desenhavam toscamente as formas de um bisonte sobre as paredes de uma gruta", enquanto agora "compram as suas cores e traçam cartazes para a estação do metro".


(História da Arte, Editorial Salvat)



Será a arte o resultado de um rasgo de inspiração ou, pelo contrário, o produto de um trabalho árduo?


Arte Pré-Histórica


" A arte começa no momento em que o homem cria, não como uma intenção utilitária, como fazem os animais, mas sim para representar ou expressar", afirma René Huyghe. A arte é uma mensagem, um meio de expressão, uma forma de contacto e de comunicação entre os homens, talvez anterior, inclusivamente, à linguagem. Estes meios são pinturas ou gravuras rupestres, figuras mobiliárias, modeladas ou esculpidas, imagens ou decorações sobre os mais diversos suportes:peles ou cortiças, osso ou presas de marfim, pedras ou cerâmica(na época tardia). Muitos destes suportes não chegaram até hoje, pois foram destruídos pelo tempo ou ainda estão por descobrir."

(História da Arte, Editorial Salvat)



Na pré-história, a arte não era algo que pudesse ser separado das outras ocupações da vida quotidiana; Não se separava dos mitos, da economia, da política, e essas atividades também não eram separadas entre si.




A arte deste período , no Paleolítico (Idade da Pedra Lascada), tem início há cerca de dois milhões de anos estendendo-se até c. 8000 a.C.

São deste período instrumentos de pedra talhada, decoração de objectos, jóias para diferentes partes do corpo, pequena estatuária representando a figura feminina ou animais, relevos e pinturas parietais com temática de caça e figuras isoladas de animais ou caçadores.



Da escultura paleolítica são famosas as estatuetas femininas de pequenas dimensões designadas genericamente por vénus. Identificadas como possíveis ídolos para o culto da fertilidade e sexualidade estas figuras apresentam características semelhantes entre si; são representadas nuas, de pé e revelam os elementos mais representativos do corpo feminino em linhas exacerbadas. O exagero destes elementos traduz-se num peito, ventre e ancas volumosos em oposição aos braços e pernas delicados e cabeça pequena. A face, tratada com linhas simples reduzidas ao essencial, onde não é possível reconhecer traços individuais, transforma-se, com o tempo, num elemento cada vez mais estilizado e simbólico, assim como todo o corpo da figura.





No período do Paleolítico Superior são feitas as primeiras pinturas em cavernas e paredes externas de pedra, há aproximadamente 15.000 anos. A representação de vários animais (cavalos, mamutes, bois, veados) é comum, como se pode observar na caverna de Lascaux, França - sítio arqueológico descoberto em 1940.


Aproveitando-se das irregularidades naturais das pedras, o homem do paleolítico asproxima-se das formas reais da natureza. Utiliza para os seus trabalhos diversos materiais como carvão, terra e sangue, além de pincéis e osso oco como instrumento de sopro. Outras importantes pinturas rupestres foram descobertas na caverna de Altamira, Espanha, por Marcelino Sanz de Sautuola. Em Altamira encontram-se pinturas nas paredes e no próprio tecto da caverna, consideradas até hoje uma das maiores descobertas da história da arte.


Pintura rupestre - Altamira (Espanha)


Em Portugal são conhecidas mais de trezentas localidades de Arte Rupestre, destacando-se os complexos do Vale do Rio Côa e do Vale do Tejo, dos mais antigos ao ar livre, a Gruta do Escoural, fundamental no estudo do Cro-Magnon e Neandertal, e gravuras rupestres como o Cavalo de Mazouco. A Anta Pintada de Antelas, em Oliveira de Frades, é um monumento nacional que apresenta as pinturas rupestres melhor conservadas de toda a Península Ibérica.


Gravura rupestre - Vila Nova de Foz Coa - Portugal


Sorri quando a dor te torturar

E a saudade atormentar

Os teus dias tristonhos vazios

~~~~~~

Sorri quando tudo terminar

Quando nada mais restar

Do teu sonho encantador

~~~~~~

Sorri quando o sol perder a luz

E sentires uma cruz

Nos teus ombros cansados doridos

~~~~~~

Sorri vai mentindo a tua dor

E ao notar que tu sorris

Todo mundo irá supor

Que és feliz

(Charles Chaplin)

1 comentário: