sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Museu Cargaleiro em Castelo Branco




Na quarta-feira fui visitar o Museu Cargaleiro. Já há muito tempo que andava para fazer esta viagem ao mundo das artes mas, o tempo passa e há sempre tanto para fazer nesta vida agitada que todos levamos. Fui surpreendida pelo ar que se respira emprenhado pelo respeito que todos devemos à Arte.

O Museu Cargaleiro de Castelo Branco foi inaugurado a 25 de Abril de 2004. Pode ser visitado no Solar dos Cavaleiros, edifício antigo de meados do Século XVIII, situado na Rua dos Cavaleiros.




Podemos ver e apreciar um notável conjunto de obras, que integram o acervo da Fundação Manuel Cargaleiro: pintura, cerâmica, escultura, azulejaria, tapeçaria.




O Museu Cargaleiro é um espaço onde o público encontra a obra deste reconhecido artista plástico, mas também obras de alguns dos mais prestigiados autores nacionais e internacionais.




A força das cores é presença em quase todas as obras. Fiquei maravilhada com os tons empregues na pintura. As esculturas são fascinantes e as peças em cerâmica deslumbrantes.


À Tua Porta Há um Pinheiro Manso
À tua porta há um pinheiro manso
De cabeça pendida, a meditar, Amor!
Sou eu, talvez, a contemplar
Os doces sete palmos do descanso.
Sou eu que para ti atiro e lanço,
Como um grito, meus ramos pelo ar,
Sou eu que estendo os braços a chamar
Meu sonho que se esvai e não alcanço.
Eu que do sol filtro os ruivos brilhos
Sobre as louras cabeças dos teus filhos
Quando o meio-dia tomba sobre a serra...
E, à noite, a sua voz dolente e vaga
É o soluço da minha alma em chaga:
Raiz morta de sede sob a terra!

(Florbela Espanca, in "A Mensageira das Violetas")
Manuel Cargaleiro é um pintor e ceramista português.
Nasceu no concelho de
Vila Velha de Ródão (Chão das Servas, 16 de Março de 1927), viveu desde criança na margem Sul do Tejo, nos concelhos de Almada e Seixal.
No dia em que efectuei esta visita encontrava-se também, no Museu, uma turma da Escola Secundária de Amato Lusitano. Estas iniciativas, por parte dos professores, são sempre de louvar porque enriquecem o conhecimento e povoam de cores o imaginário, dos nossos jovens.
Recomendo a todos uma visita a este espaço onde se pode, ainda, visualizar um filme sobre a obra e vida do Artista.
Devo acrescentar que existe um parque de estacionamento para os visitantes que aí pretendam deixar os veículos, no entanto, toda a zona histórica da cidade convida a um passeio a pé.
Falaram-me os homens em humanidade,
Mas eu nunca vi homens nem vi humanidade.
Vi vários homens assombrosamente diferentes entre si.
Cada um separado do outro por um espaço sem homens.
(Alberto Caeiro, in "Fragmentos" Heterónimo de Fernando Pessoa)


O Presidente da República inaugurou o novo Museu

Cargaleiro


em

Castelo Branco no dia 9 de Junho de 2011
  • No âmbito das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Presidente da República inaugurou, em Castelo Branco, o novo Museu Cargaleiro, erigido para acolher a exposição das obras do artista plástico albicastrense.


  • 2 comentários: