quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Pais e filhos...







Tenho dois filhos: um com 25 e um com 19 anos. Já são adultos. Conversar com eles continua a ser a minha maior felicidade. Geralmente isso acontece após as refeições e permanecemos à mesa. Por vezes gera-se a discussão mas, e mais importante, no final continuamos a sentirmo-nos unidos e mais fortes.

Quase todos os dias me cruzo com crianças e adolescentes. As crianças são atraídas pelo meu cão, o Apolo, cão grande de olhar bondoso e de pêlo doirado... "posso fazer-lhe uma festinha?", "claro que podes, eu seguro-o para estares mais à vontade"... e a amizade entre as crianças e o apolo começa... e quando nos encontramos de novo é uma alegria vê-las a abraçar o Apolo e ele a dar à cauda todo Feliz!

Aos adolescentes e jovens adultos encontro-os nas esplanadas dos cafés, nas escolas...fazem parte da história de vida dos meus filhos e, também, um pouco meus... Continuo a conviver com eles de forma natural após estes anos de crescimento deles e ... meu.

Quando me cumprimentam, quando me dizem para me sentar na mesa deles, quando me fazem participar nas suas conversas sinto-me feliz.


Mas o que me trouxe hoje até esta folha em branco foi um outro assunto...o assunto de pais e filhos...

Penso que os filhos não esperam que os pais sejam os seus amigos... Eles querem que os pais sejam, sobretudo, pais. Que lhes dêem segurança e estímulo, que lhes incutam regras, que os elogiem quando fazem algo de que se orgulham e que os animem quando as coisas não estão a correr bem... que os pais sejam o seu porto de abrigo ao longo da vida. Que lhes dêem liberdade e aconselhamento para escolherem o seu caminho...

Amigos vamos fazendo ao longo da vida, desde que iniciamos o processo de socialização no jardim de infância, pré-escola, escola ... Desde que o desenvolvimento decorra de forma equilibrada, sem grandes perturbações, tudo seguirá o seu rumo natural.


Amigos são como estrelas, iluminam o nosso caminho. Ser-se Pai ou Mãe é estar-se sempre ...

Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a.
Goethe

2 comentários:

  1. Fiz um poema sobre filhos e pais há alguns anos e postei hoje busquei uma imagem do seu blog.
    Espero um comentário seu.
    Estou curtindo também seu trabalho.
    Grande abraço@!

    ResponderEliminar
  2. Adorei seu blog, acho que até vou fazer um para mim.
    Não sou de ficar entrando em blog mas como estou desenvolvendo um trabalho sobre relacionamento pais e filhos, acabei achando seu blog na minha pesquisa.
    Bom Parabéns!

    ResponderEliminar