Para a minha amiga, Raquel Gardete, que concretizou o sonho de visitar o Museu de Dali, com um forte abraço...
...porque a amizade é o melhor dos sentimentos...
Salvador Dali
Nascido em 11 de maio de 1904, na pequena cidade catalã de Figueras.
Pintor espanhol, Dali, representante do surrealismo, pintou algumas das obras clássicas dessa escola, empregando desenho refinado e técnica meticulosa para criar imagens provocativas e alucinadas que se chamava "sonhos fotográficos pintados à mão".
A partir de 1929, Dalí foi sendo cada vez mais atraído pelo Surrealismo. Este movimento sediado em Paris, influenciado pelas teorias relativamente novas de Sigmund Freud, criava obras ditadas pelo inconsciente através dos sonhos, com a escrita automática e outros procedimentos voltados para libertar o artista da tirania da racionalidade.
Com a ajuda da mulher que seria sua amante, esposa, "zeladora" e musa, Gala Eluard, o pintor tornou-se membro do Surrealismo . Gala parece ter salvo Dalí de uma grave crise mental, e sem a sua ajuda, e fé no seu génio, talvez ele não tivesse tido tanto sucesso; por outro lado, foi Gala, que o incentivou a comercializar e a banalizar a sua arte. O próprio Dalí promoveu um culto exagerado a Gala, cujos diversos aparecimentos nas suas obras culminaram em imagens quase deificadas.
Dali faleceu a 20 de janeiro de 1989. Está enterrado no Museu Dalí na sua terra natal.
~~~~~~~~~~
Como sabes, Raquelita, adoro o Surrealismo e a arquitectura de Gaudi...e tu,
Dali... Para que nunca esqueçamos o que partilhámos durante três anos, na Escola Secundária Nuno Álvares, aqui fica esta singela homenagem a TI...
Pequena por fora, grande por dentro...lutadora, sonhadora, mãe, mulher, positiva, linda...mas principalmente, AMIGA...
Obrigado minha querida amiga,adoraria monstrar te esse maravilhoso museu. Talvez um dia, mas em 1º fico a espera de ti. Beijinhos de quem nunca te esqueça.
ResponderEliminar...foi um prazer dirigir-te estas palavras...
ResponderEliminarAs lembranças dos momentos passados, das palavras trocadas, dos nossos jantarinhos...das nossas bebidinhas no Rockafé...da tua tentativa em tocar "naquele" piano, ficarão para sempre na minha memória...És uma pessoa especial!!!
Onde andas?
ResponderEliminarCá estou no mesmo sítio, Raquel. Saudades tuas e da tua menina que já deve estar tão diferente. Um beiinho.
ResponderEliminar