sexta-feira, 16 de agosto de 2019

FestAs de VerãO...




As FestAs  de Verão, na minha terra natal, continuam a trazer-me e a fazerem-se de memórias... memórias da menina e da adolescente...depois o presente, o presente da mulher-mãe.

Quando criança a Vila renascia com as outras meninas e meninos que vinham das cidades passarem as férias do verão a casa dos avós e, também, com os filhos de quem procurava o sustento além fronteiras.

 Faziam-se novas amizades e criavam-se grupos diferentes. Enriqueciamos o nosso viver bebendo as novidades que esses amigos traziam do seu quotidiano. 
Aprendiamos jogos novos e até a dicção das palavras era influenciada por quem vinha da capital, essencialmente. O francês começou a fazer parte da nossa mente (o que no futuro se traduziu numa aprendizagem facilitada).

 Após o jantar a Praça renasciA com gargalhadas e correrias e conversas.
 Nos bancos da Praça, os adultos, familiares e amigos reencontravam-se e partilhavam as vidas presentes e passadas... 

Estávamos sempre ansiosos para que chegassem as férias  do verão...






Ansiosos pelos reencontros. Ansiosos por ver os rostos amigos e as transformações ocorridas num ano.

Lembro-me tão bem da Teresinha, neta do Sr. Jaime Lino. Com ela brincávamos aos médicos, ao Festival da Canção... Lembro-me tão bem da Delinha, neta da tia Maria de Jesus Viúva... 
Lembro-me tão bem da chegada dos meus primos de França...
 A tia Palmira com os seus sacos de caramelos de fruta, tão deliciosos...

As férias de verão culminavam com as Festas de Verão (em setembro) e, tal como agora, feitas de tantos reencontros.
São estes reencontros que me levam à Festa.
 Hoje como ontem. 
É maravilhoso o reencontro com quem fez parte de nós nalgum momento da vidA. 
Adoro sentar-me num lugar recatado e "olhar" os reencontros dos outros... a emoção e a alegriA nos olhares brilhantes, nos toques, nas gargalhadas,,, é simplesmente maravilhoso, ontem e hoje



São estas coisas que alicerçam e alimentam e dão valor às Festas de Verão.
 Avós babados com os netos, filhos com os pais idosos, amigos conversando, crianças correndo...

A VidA,,, um poema!!! 

Sem comentários:

Enviar um comentário