sábado, 3 de agosto de 2019

A VidA...


Há alguns dias atrás, numa conversa com uma conhecida, esta  falava-me do fracasso contínuo da sua relação com o marido. Falava apressada, como com o receio de se esquecer de algum pormenor. Falava com dor e raiva por não partilharem  a mesma forma de estar mas, em simultâneo,  falava dos sonhos que ainda tinha... 
Foi difícil incluir a minha voz na conversa mas a uma determinada altura disse-lhe que acima de tudo numa relação tem de haver respeito pela PESSOA que partilha a VIDA conosco,,, pela sua forma de ser,,, se esse espaço for respeitado, certamente as relações serão fortalecidas a nível humano, nas partilhas, na convivência a dois,,,

(Quantidade não é sinónimo de Qualidade)

,,,certamente a relação será mais pura e o amor (se existir) triunfará...
Para quê passar-se uma vida a tentar mudar quem está ao nosso lado? Será desgastante...

Palavras vãs porque o discurso continuou o mesmo, ele isto, ele aquilo e eu assim e eu assado... talvez não me tenha ouvido quanto mais escutado...
...finalmente, disse-me "eu ainda tenho sonhos" e eu retorqui "ainda bem". E despedi-me com um sorriso e com as palavras "quando quiser telefone-me".

Estas últimas palavras "eu ainda tenho sonhos" têm bailado  na minha cabeça, inúmeras vezes, e dou comigo a pensar que eu tenho desejos... desejo que os meus filhos sejam felizes e caminhem com tranquilidade na VIDA, desejo que a minha VIDA siga sem sobressaltos, com tempo para ME fazer feliz e trazer paz e felicidade a quem me rodeia...
Desejos, apenas desejos, porque a VIDA,,, Ah! Essa será como tiver de ser...


2 comentários:

  1. É a postura de muitas pessoas perante a vida. Talvez nem seja egoísmo, mas se não se ouvirem as duas pessoas (o casal são sempre dois), a relação tenderá a deteriorar-se. Eu digo sempre, o casamento não pode dar certo se as duas pessoas tiverem como objectivo construir uma nova personagem, anulando-se para esse objectivo; essa relação, o casal, baseados no AMOR, devem conversar e escutarem-se, de forma a que construam uma "TERCEIRA personagem", o casal. Mas para isso tem de haver AMOR, DIÁLOGO e OUVIREM-SE sempre. Bela reflexão a sua.

    Luís Fernandes

    ResponderEliminar