sexta-feira, 19 de julho de 2019

A VidA,,,

Andamos sempre às voltas com o passado no presente. Ontem foi um desses dias...
Tudo devido à  nova série da RTP2, sobre a vida de Nelson Mandela (Madibe, para os que o seguiam).
 Já há tempos escrevi sobre o percurso deste Homem de Honra, pouco vulgar nos tempos que vivemos.
Esta série fez-me recuar à minhA infância passada numa quinta enorme (aos meus olhos de criança) que era o centro da nossa vida. Tudo o que necessitavamos estava ali - o calor dos pais, as brincadeiras entre irmãs,  o respeito pelos mais velhos, o convívio social com os vizinhos de outras quintas, novos e velhos,,, mas sobretudo o respeito pelo Outro, incutido pelos meus pais pelo exemplo. Não faziam distinção alguma pela cor da pele, pela religião, por alguma deficiência física ou mental, pela idade, pela condição económica (já nesse  tempo os os meus pais nunca se vergavam mas também  munca humilharam), todos eram acolhidos e sentavam à mesa. Penso que devido a esta vivência sempre fui aversa a rótulos, a discriminação... Ainda hoje me revoltam os rótulos, me incomoda qualquer tipo de discriminação.
Vivi durante cinco anos na bela vila de Belmonte. Os meus filhos crianças ainda. Ali convivi com a comunidade judaica... enriquecedora a VidA, sempre...
Havia um senhor idoso, desta comunidade, que me aguardava todos os dias e me recitava um poema...
São coisas que nunca se apagam da minha memória, do meu sentir...
Obrigada à Vida por me ter dado TantO.


Sem comentários:

Enviar um comentário