domingo, 9 de outubro de 2011

Exposição de Fotografia - Escola um Lugar dos Afectos







Exposição de Fotografia:

ESCOLA 1 LUGAR DOS AFECTOS

De 7 a 30 de Outubro na Sala da Nora da nossa CIDADE


7 de Outubro...




Neste dia, de amor vestido, cheio de sorrisos, companheirismo e

gratidão deixo estas imagens como recordação de um dia da VIDA…



A ARTE da Fotografia aliada aos melhores valores da vida

ALBERTO Ladeira
, o Fotógrafo

Álvaro ESPADANAL, o Professor

Os alunos

Os pais

A Câmara Municipal

Os visitantes



A gratidão e a alegria dos alunos pairavam no ar. Paz e comunhão,

sons maravilhosos do viver…





Sala plena de corações jovens vestidos de acordo com o momento…

... pormenores que transpiram o AMOR que os une…


A juventude dos alunos… A Cordialidade dos pais…

O Sorriso e o olhar reflexivo do PROFESSOR Álvaro, a

felicidade do ARTISTA da fotografia, Alberto Ladeira...


A ARTE aliada aos VALORES que fazem da vida um lugar de afectos…


Os afectos que dão dinâmica à vida…


A Escola é, também, 1 lugar dos afectos…





O AMOR ao ENSINO mas, fundamentalmente, o amor pelo OUTRO

PROFESSOR – ALUNOS - PROFESSOR



…será possível compreender como surge uma ideia???



...imperdível!

Escola um lugar dos afectos!!!




O MENINO GRANDE

Também eu, também eu,
joguei às escondidas, fiz baloiços,
tive bolas, berlindes, papagaios,
automóveis de corda, cavalinhos...

Depois cresci,
tornei-me do tamanho que hoje tenho.
Os brinquedos perdi-os, os meus bibes
deixaram de servir-me.
Mas nem tudo se foi:
ficou-me,
dos tempos de menino,
esta alegria ingénua
perante as coisas novas
e esta vontade de brincar.
Vida!
não me venhas roubar o meu tesoiro:
não te importes que eu ria,
que eu salte como dantes.
E se riscar os muros
ou quebrar algum vidro
ralha, ralha comigo, mas de manso...

(Eu tinha um bibe azul...
Tinha berlindes,
tinha bolas, cavalos, papagaios...

A minha Mãe ralhava assim como quem beija...
E quantas vezes eu, só pra ouvi-la
ralhar, parti os vidros da janela
e desenhei bonecos na parede...)

Vida!, ralha também,
ralha, se eu te fizer maldades, mas de manso,
como se fosse ainda a minha Mãe...

(Sebastião da Gama)





URGENTEMENTE -é urgente o amor. é urgente um barco no mar. é urgente destruir certas palavras. odio, solidão e crueldade, alguns lamentos muitas espadas. É urgente inventar alegria, multiplicar os beijos, as searas, é urgente descobrir rosas e rios e manhãs claras Cai o silêncio nos ombros e a luz impura, até doer. É urgente o amor, é urgente permanecer.
(
Eugénio de Andrade)







Carta do presidente Abraham Lincoln ao professor do seu filho


Caro professor,

Ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas, por favor, diga-lhe que, para cada vilão, há um herói, que para cada egoísta, há também um líder dedicado; ensine-lhe, por favor, que para cada inimigo haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder mas também a saber gozar da vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso, faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros do céu, as flores do campo, os montes e os vales.

Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos. Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.

Ensine-o a ouvir a todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando estiver triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram.

Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.

Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.

Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.

Eu sei que estou pedindo muito, mas veja que pode fazer, caro professor.

Abraham Lincoln, 1830
Clique Aqui e veja mais imagens

2 comentários:

  1. Ralha Mãe RALHA com a TUA PACIÊNCIA e com o DEDO a indicares o KAMINHO CERTO...RALHA Mãe que saudade de OUVIR a tua voz ralhando e indicando o local mais QUENTINHO para me PROTEGER da VIDA...Que Saudades da tua PELE e do teu ABRAÇO.
    Parabéns Celeste por este APONTAMENTO, pela ATENÇÃO...pelas palavras e os SENTIDOS todos no CENTRO do ALVO...É VERDADE, a HARMONIA foi o Oxigénio que nos encheu a TODOS- BELO ARTIGO ...LINDA VISÃO dos FACTOS. Que seria da vida sem MÃE??!E SEM a ARTE...AS CRIANÇAS e a ESPERANÇA de SEGUIR em FRENTE.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Nada de agradecimentos, Álvaro... Escrevo sempre o que sinto...só assim me liberto de todas as emoções, que quase me asfixiam, pela sua grandeza...Sejam positivas, como as deste dia, sejam negativas...
    Foi uma tarde inesquecivel!!!
    A TUA escola é, e será sempre, uma escola de afectos...
    Foi maravilhoso! Eu é que agradeço o poder partilhar daqueles momentos únicos!
    Aqui fica, uma vez mais, o meu abraço sincero e simples como simples são as coisas boas da VIDA.

    ResponderEliminar