quarta-feira, 1 de março de 2017

A vida que nos fica...


Ontem despedimo-nos do João "Guião". Menos um rosto a encontrar nas idas a São Vicente, Terra Mãe, mas fica a marca viva do João no meu pensamento e lembrada com gratidão.
Lembro-me da mãe do João, a Senhora Mercês "Alta", ficou-lhe este apelido por ser uma mulher muito alta, usava saias compridas. Recordo o pai de rosto corado, mas esta é uma recordação mais recôndita, não sei porquê.  Lembro-me de dois irmãos da Senhora Mercês que moraram juntos  até ao final da vida, ela Bárbara ele já não recordo o nome.
Mas recordo o João nítidamente nas minhas imagens de criança, quando namorava com a Benvinda pelo telefone público dos meus pais. Lembro-me perfeitamente do seu perfil alto encostado à cabine telefónica a falar durante horas com a Benvinda. A Benvinda era do Mourelo, também já não se encontra entre nós, infelizmente. Tiveram dois filhos, o Luís e o Gilberto. Lembro-me deles, crianças, a brincarem enquanto a mãe lavava a roupa no tanque redondo da quinta... 

Lembro-me tão bem...
Lembro-me tão bem...
Solta-se a lágrima da saudade de tudo o que já foi e já não é...

A vida correu com tantos acontecimentos, tantas memórias e foi passando e nós todos com ela, mas a minha gratidão pelo João deve-se a uma ida a São Vicente já há vários anos.  Estava habituada a conduzir um carro pequeno mas naquele dia levei o carro maior. Ia com a minha irmã mais nova e convencemo-nos que o carro caberia numa rua estreita que levava a casa dela, a Rua  da Corredoura (?). POis bem, mais ou menos no meio do caminho, a rua estreitava ainda mais e apercebemo-nos que não conseguiriamos continuar em frente. Fiquei em pânico porque a minha experiência ainda não era muita e nem havia espaço para ela abrir a porta e sair. Como fazer marcha atrás? Se não batia de um lado acabaria por bater no outro, pensava eu aflita. Mas o João apareceu ao fundo da rua, alto e bem disposto, e disse "está descansada, rapariga, que eu ajudo-te". E assim aconteceu. Foi-me dando indicações calmamente e em pouco tempo estávamos os três a rir do sucedido.

Obrigada, João.


Sem comentários:

Enviar um comentário