quarta-feira, 8 de outubro de 2014

E NÓS já parámos para pensaR???









E você já parou para pensar???


Onde andam as 
nossas características, as mais puras, dos seres  HUMAMos???



A poluição é um dos graves problemas, que a humanidade atravessa, que me preocupa. 
O futurO e o agorA... 
As repercussões em toda a Vida.
Hoje, ao ligar a televisão, lá fui  à RTP, Canal 2, como faço diariamente... E o tema era mesmo a poluição das águas... Os efeitos negativos da dissolução do dióxido de carbono, na água.

Confesso que penso com muita frequência na poluição do ar que respiramos mas, a reflexão sobre a poluição das águas não tem vindo à minha mente com tanta frequência.
Mas tudo está interligado...

E como são importantes os nossos (pequenos/grandes) gestos diários para participarmos na redução deste flagelo!!!



 




 


Troca de lâmpadas
 Trocar as lâmpadas convencionais por fluorescentes compactas não produz, no mínimo, 400 quilos de dióxido de carbono por ano.

Deixar o carro na garagem
Cada 10 quilómetros é igual a menos 3 quilos de dióxido de carbono. Cada litro de gasolina liberta 2.5 Kg de dióxido de carbono.

Reciclagem
Acredite ou não, se reciclar apenas metade do seu lixo estará a contribuir para uma redução de cerca de 1.000 quilos de dióxido de carbono anuais.

Plásticos e embalagens
Se reduzir em 10% este tipo de lixo, diminuirá 545 quilos de dióxido de carbono ao ano.

Ar Condicionado
Com um simples ajuste, baixar a temperatura 2 graus no Inverno e subir 2 graus no Verão poderá poupar uns 900 quilos de dióxido de carbono anuais.

Árvores
Uma só árvore absorve uma tonelada de dióxido de carbono ao longo de sua vida. Conserve-as, plante uma, duas, várias.

Aparelhos electrónicos
Com o simples acto de desligar aparelhos electrónicos que não estão a ser usados, poupará milhares de quilos de dióxido de carbono ao final de um ano. Se for comprar um frigorífico novo, opte por um que não use CFC's prejudiciais à camada do Ozono.




E, neste momento, recordo uma situação que ocorreu há dias quando, ao passear o meu cão,o Apolo, me cruzei com uma vizinha que andava com o seu cão pequenino. Fiquei surpreendida por o ver usar, pareceu-me, um ançaime. Perguntei-lhe porque o usava e a   senhora, muito triste, contou-me que ele tinha estado muito doente, quase em perigo de vida,,, com vómitos e outros sintomas que a levaram a procurar o veterinário. Este disse-lhe que essa situação se devia ao facto do cãozinho lamber a relva que era tratada com produtos muito perigosos para os animais e, para ele melhorar, aconselhou-lhe o uso daquele aparelho para além de outra medicação...

Hoje, pergunto-me: Se esse produto põe em causa a vida dos cães porque é utilizado?

Se prejudica os cães prejudica todas as formas de vida uma vez que é infiltrado nos solos, logo nas águas...


SERÁ que NINGUÉM PENsA???
Será que você já parou para PensaR ??? 

Será que não "VEMOS", a cada segundO, o que a MÃE FALA??? 






1 comentário: