São Vicente da Beira - a minha Terra NataL

São Vicente da Beira,,, 
S


As fotos aqui apresentadas foram tiradas por mim em diferentes datas. Datas estas que têm em comum o facto de serem  significativas em momentos diferentes da minha vida: seja o dia do meu aniversário e o da minha querida mãe (nasci no dia em que a minha mãe completou o seu 30º aniversário),  seja o dia em que fiz exame de admissão na ESGIN, seja, ainda, o dia em que soube da minha entrada na ESECB... e em tantos outros dias em que a voz do calor materno me chamava ...



Situada no sopé da Serra da Gardunha, São Vicente da Beira deve o seu nome ao seu Santo Padroeiro (e também Santo Padroeiro de Lisboa) S. Vicente. Daí, na minha infância, ouvir frequentemente  chamarem São Vicente da Beira de "Lisboa Pequena". 
Existe um relicário que guarda um osso deste Santo em São Vicente da Beira. 
Assim como os corvos, essas aves que acompanhavam a embarcação que trazia os restos mortais de S. Vicente na sua chegada a Lisboa, são  elementos da História de São Vicente da Beira de tal forma que o clube desportivo adotou esse nome "Os Corvos" .
 S. Vicente e os corvos estão intimamente ligados quer à história de São Vicente da Beira quer a todos os vicentinos. Constituem-se  como símbolos imprescindiveis das nossas raízes. 
Estes símbolos deveriam ser explicados em conversas com os mais novos para não caírem  no esquecimento e, assim, possam  perdurar no tempo.


São Vicente da Beira,Vila, cujo foral foi concedido por D. Sancho I em 1195, goza de um clima ameno devido à sua situação geográfica.


Barragem do Pisco






Santuário da Nossa Senhora da Orada



Local onde a mente encontra o descanso...e nada mais conta, a não ser o encontro com a natureza...






...memórias adormecidas que voltam sempre com cada OLHAR...

DOCE silêncio que me embalas,,,

...é AQUI que o SUSPIRO se solta...




...na VOZ da NATUREZA que nos sossega...


4 comentários:

  1. ....

    entre o verde e regatos
    o olhar colhe
    ramos de versos.

    eis que bela está
    no regaço da Gardunha
    nossa Vila,
    encanta e encantará,
    como ela mais nenhuma.
    L Silver

    ResponderEliminar
  2. ...um dia vais ter de publicar os teus versos!
    Não os deixes escondidos, perdidos, no fundo das gavetas...
    Lembras-te dos poemas da Mãe?
    Que pena os não termos...

    ResponderEliminar
  3. Passeio aqui e gostei imennsoooo . Continua assim uma surpreender Vicentina. Vou Passar Mais Vezes e Deixa como minhas cartinhas e beijinho grande para o autor, dá

    (L) Kiki

    ResponderEliminar