A vida dos mortos perdura na memória dos vivos.(Cícero)
Queria falar da Celeste Gomes... que "partiu" há dias breves.
A sua partida apanhou-me de surpresa... Uma surpresa acompanhada de tristeza e melancolia porque a Celeste fez parte da minha infância e, como tal, uma referência, mas principalmente porque nos perdemos na vida, apesar de termos partilhado a mesma secretária na Primária.
Recordo a Celeste sempre calma e com poucas palavras pronunciadas em tom baixo e sereno, extremamente inteligente. Sempre limpa e organizada na aparência e nos objetos que utilizava durante as aulas...
...o seu estojo de madeira com tampa de correr...
Recordo os seus pais, verticais, compostos, na Eucaristia Dominical, de pé ladeados pelas filhas, Celeste e Fernanda.
Recordo a Telescola e sei que a Celeste continuou os estudos no Liceu Nuno Álvares, ficando alojada no Colégio das Freiras.
Sei que progrediste, Celeste, e foste muito mais longe e vi-te uma vez nas Festas do Verão, já nós adultas.
E revi-te, mas sem te reconhecer, no lançamento do livro do meu tio, Antonio José. Soube posteriormente.
Que pena sinto por o tempo não ter parado nesse dia e nos termos reencontrado.
Estas são as minhas imagens vivas, marcadas e sentidas da Celeste Gomes...
Hoje sinto saudades de nós e alguma amargura por não a ter procurado noutras idades. Certamente, hoje o sentir seria também mais sereno.
http://geofisico.dyndns.org/equipa/terrasolida/colaborador-2.aspx?lang=pt
Celeste dos Santos Romualdo Gomes
Licenciada em geologia (1986) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, obteve o grau de Doutor em Geologia, com a dissertação "Estudos Paleomagnéticos das unidades da bacia Lusitânia" em 1997, pela Universidade de Coimbra. Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e coordenadora dos cursos de mestrado em "Ciências da Terra" e "Ensino da Biologia e Geologia". Sendo investigadora do Centro de Geofísica (grupo Terra Sólida), os seus domínios de investigação incidem nos campos do paleomagnetismo, propriedades magnéticas dos materiais, ambiente e ciências da educação.
Sem comentários:
Enviar um comentário