sábado, 7 de junho de 2014

VIOLÊNCIA doméstica...




O poeta W. H. Auden escreveu, "O mal é comum e sempre humano. Divide nossa cama... e come em nossa mesa."


VIOLÊNCIA doméstica...
???


Para a APAV o Crime de Violência Doméstica deve abranger todos os actos que sejam crime e que sejam praticados neste âmbito.

Qualquer acção ou omissão de natureza criminal, entre pessoas que residam no mesmo espaço doméstico ou, não residindo, sejam ex-cônjuges, ex-companheiro/a, ex-namorado/a, progenitor de descendente comum, ascendente ou descendente, e que inflija sofrimentos.

 


O artigo que se segue foi retirado do Jornal PÚBLICO, do dia 3 de junho-

Este ano já foram mortas 20 mulheres



Muitos casos continuam a ser investigados. Mas o Observatório de Mulheres Assassinadas, da União de Mulheres Alternativa e Resposta, já contabiliza 20 mulheres mortas só este ano. Destas, 15 foram-no por pessoas com quem tinham (ou já tinham tido) relações de intimidade, como companheiros ou ex-companheiros, e 5 por familiares próximos (filhos, irmãos, netos...). O Observatório não conta com o caso de Moncorvo: "Em boa verdade surge a suspeita de femicidio seguido de suicídio, porém o mesmo ainda não está confirmado por parte da Policia Judiciária pelo que ainda não o podemos contabilizar", justifica. O PÚBLICO recorda alguns dos crimes que marcam o ano. O Relatório de Segurança Interna de 2013 dava conta de 30 mulheres e 10 homens vítimas mortais de violência doméstica.

3 de Junho
Aires Ferreira, antigo presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, é encontrado morto juntamente com a ex-mulher. Suspeita-se de uma situação de homicídio seguida de suicídio.

1 de Junho
Uma mulher de 54 anos é morta por asfixia, em Vale de Santarém. O companheiro é detido pelas autoridades sem oferecer resistência. O casal estaria em processo de separação e a mulher tinha colocado à venda a residência onde viviam. No mesmo dia, um homem esfaqueia a ex-mulher e a filha, em Margaride, Felgueiras, tendo ambas sido transportadas para o hospital.

28 de Maio
Uma mulher de 28 anos é esfaqueada na clínica dentária onde trabalhava, na Rua Augusta, em Lisboa. O alegado agressor, de 39 anos, era marido da vítima e foi detido no local pela PSP.

15 de Maio
Um homem de 70 anos asfixia a mulher nas Lajes do Pico. O alegado crime ocorre à porta de casa. O homem é detido.

7 de Maio
Uma mulher é encontrada morta na Baixa da Banheira. O homem que a terá esfaqueado, ex-companheira da vítima, é encontrado morto horas depois.

17 de Abril
Um agricultor, de 61 anos, mata a tiro a ex-sogra e a tia e fere a ex-mulher e a filha em Valongo dos Azeites, S. João da Pesqueira. Já tinha sido condenado em 2013 a pena de prisão de quatro anos, suspensa, por violência doméstica, ofensa à integridade física qualificada e ameaça agravada.

8 de Março
Um homem de 65 anos é suspeito de matar a irmã e esfaquear a mãe, na aldeia de Meixedo, em Montalegre.

6 de Março
Um homem de 45 anos mata à facada uma mulher de 19, em Elvas, e suicida-se de seguida. Teriam sido namorados no passado, segundo a Lusa.

4 de Março
Uma mulher é encontrada morta na banheira de sua casa, em Monte Abraão, Sintra. Dias depois a imprensa noticia a detenção do ex-marido, como suspeito de estar envolvido.

22 de Fevereiro
Um homem de 62 anos é suspeito de ter assassinado a mulher, de 54, em Ferreira do Alentejo, com uma arma de fogo. Terá tentado suicidar-se a seguir, ficando gravemente ferido, relata a Lusa.

1 de Fevereiro
Uma mulher de 38 anos é encontrada morta no interior de um veículo, no concelho de Albergaria-a-Velha. A Lusa dá conta de que o suspeito é um indivíduo de 41 anos, ex-marido da vítima.

13 de Janeiro
Uma mulher com cerca de 20 anos é assassinada à porta da casa dos pais, em Alcochete. O suspeito é o ex-companheiro.

12 de Janeiro
Uma mulher de 48 anos é morta a tiro num estabelecimento comercial em Alfragide. O suspeito é um homem de 50 anos, antigo companheiro da mulher, que acaba por se entregar.

Violẽncia doméstica sobre: 

as mulheres


violência doméstica - Mulher maltratada


as crianças


violência doméstica - Mulher maltratada


as pessoas idosas

 

“A acção única ou repetida, ou a falta de resposta adequada, que causa angústia ou dano a uma pessoa idosa e que ocorre dentro de qualquer relação onde exista uma expectativa de confiança.”

A violência contra as pessoas idosas tem sido classificada em diferentes tipos – violência física; violência psicológica; violência sexual; violência económica ou financeira; negligência; abandono – podendo estes surgir isoladamente ou combinados.

 

Em 2010, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) registou 356 crimes de violência doméstica contra idosos, número que subiu para 1479 em 2012, um aumento de quase 76%.  

os homens


Nova imagem 14 


As Nações Unidas definem violência como “o uso intencional da força física ou poder, ameaça ou real, contra si próprio, outra pessoa, ou contra um grupo ou comunidade, que resulte ou tenha uma alta probabilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, mau desenvolvimento ou privação”.


Ao longo da história da humanidade, diversos acontecimentos foram alterando paulatinamente o entendimento da violência entre humanos. Atualmente e do ponto de vista conceptual, prevalece a perspetiva afirmada logo no 1º artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos que afirma que “todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade”, a qual exclui qualquer tipo de violência.

Todos os dias somos confrontados com a notícia de mais uma vida tirada, com brutalidade, por parceiros que entendem ter a posse da pessoa com quem um dia partilharam a vida... com quem partilham a vida... com quem namoram,,,

Ficamos em estado de choque porque a violência continua sem haver qualquer respeito pela vida do próximo... Pelo sofrimento incutido nos momentos em que ocorre a violência... e se sente a VIDA escorrer do OLHAR...


O "FECHO" de uma VIDA:::

"Não matarás", 1º Mandamento das Leis de Deus no qual a maioria de nós foi beber desde a infância...


Mas mata-se... Tira-se a VIDA sem o mínimo remorso. Tira-se o futuro a uma vida e, consequentemente, tudo o que essa VIDA tinha para dar À VIDA da humanidade...

Uma vida tirada termina com o futuro luminoso de todos  os que compôem o contexto familiar e social onde a vítima estava inserida... 

Uma vida tirada assombrará o futuro de todos os familiares do homicida,,, Será sempre uma nódoa que prevalecerá por uma infinidade de anos.






Provérbio Mexicano: "A casa nunca se apoia no chão, mas sobre uma mulher."



"Código de Ética dos Índios Norte-Americanos
Criado pelo conselho indígena intertribal norte-americano"


Levante com o Sol para orar.
Ore sozinho. Ore com freqüência.
O Grande Espírito o escutará, se você ao menos falar.

Seja tolerante com aqueles que estão perdidos no caminho.

A ignorância, o convencimento, a raiva, o ciúme e a avareza,

originam-se de uma alma perdida.

Ore para que eles encontrem o caminho do Grande Espírito.

Procure conhecer-se por si mesmo.

Não permita que outros façam seu caminho por você.

É sua a estrada, e somente sua.

Outros podem andar ao seu lado,

mas ninguém pode andar por você.

Trate os convidados em seu lar com muita consideração.

Sirva-os o melhor alimento, a melhor cama

e trate-os com respeito e honra.

Não tome o que não é seu.

Seja de uma pessoa, da comunidade,

da Natureza ou da cultura.

Se não lhe foi dado, não é seu.

Respeite todas as coisas que foram colocadas sobre a Terra.

Sejam elas pessoas, plantas ou animais.

Respeite os pensamentos, desejos e palavras das pessoas.

Nunca interrompa os outros

nem ridicularize, nem rudemente os imite.

Permita a cada pessoa o direito da expressão pessoal.

Nunca fale dos outros de uma maneira má.

A energia negativa que você colocar para fora,

no Universo,

voltará multiplicada para você.

Todas as pessoas cometem erros.

E todos os erros podem ser perdoados.

Pensamentos maus causam doenças

da mente, do corpo e do espírito.

Pratique o otimismo.

A Natureza não é para nós, ela é uma parte de nós.

Toda a Natureza faz parte da nossa família terrenal.

As crianças são as sementes do nosso futuro.

Plante amor no seu coração e o ágüe

com sabedoria e lições da vida.

Quando forem crescidos,

dê-lhes espaço para que continuem a crescer.

Evite machucar o coração das pessoas.

O veneno da dor causada a outros, retornará a você.

Seja sincero e verdadeiro em todas as situações.

A honestidade é o grande teste para a nossa herança do Universo

Mantenha-se equilibrado.

Seu corpo Espiritual, seu corpo Mental,

seu corpo Emocional e seu corpo Físico,

todos necessitam ser fortes, puros e saudáveis.