domingo, 16 de março de 2014

A "Ti Mari Zé Gata"

 

A "Ti Mari Zé Gata"


"Ti Mari Zé Gata" foi uma Pessoa que povoou a minha infância de medos e, em simultâneo, de curiosidade,,, Estes medos vinham da sua imagem vestida de forma descuidada e de escuro... Penso que trazia sempre um chapéu e uma cesta de verga ou um molho de lenha... Do seu aspeto alucinado caraterizado pelo andar apressado e, por vezes, em correrias descompassadas,,, Das suas palavras guturais e incompreensíveis gritadas ao vento... Sei que nós crianças tinhamos receio dela mas havia outras, mais velhas, que a desafiavam ao desatino...

Este medo era acentuado pelos mais velhos que quando a avistavam diziam, Vem lá a "Ti Mari Zé Gata", num tom que nos levava a pensar que era uma pessoa a quem deviamos guardar receio,,, No entanto era uma personagem que, tal como referi atrás, também me despertava curiosidade...
Sei que a Ti Mari Zé morava numa casa de pedra com uma porta de madeira velha, retrato da sua imagem fugidia,,,
Sei que diziam que era casada mas nunca lhe conheci o marido,,,
Sei que era Mãe mas não lhe conheci filho...
Sei, também, que me transmitia um certo desconforto e alguma pena... Sentimentos contraditórios mas o ser humano, ainda que criança, tem esta dualidade de sentires.
Gostaria imenso de conhecer a sua verdadeira história de VIDA... O que teria motivado esta passagem para um mundo cinzento e conturbado???

Hoje, surgiu na minha mente trazida pelas memórias de uma infância distante mas sempre presente...

O que seriamos sem estas marcas na vida??? Todas nos trouxeram aqui, ao que somos hoje e fomos ontem e seremos num longínquo pôr do sol...

Sei que teve um final trágico caindo pela escadaria interior da sua casa...

 Para que não esqueçamos esta Pessoa aqui fica este retrato, irretratado (pelo olhar da criança que ainda habita em mim),  da "Ti Mari Zé Gata"...



Paula Candeias É também uma das personagens da minha infância e de quem me lembro às vezes. Espero que esteja num lugar muito tranquilo compensada de todos os tormentos que deve ter enfrentado nesta vida.

Rui Manuel Serena e em Paz velará por todos o que lhe foram queridos.


Palmira Silva Gostei da tua discrição, lembro-me dela como se fosse hoje, e do medo que sentíamos quando se aproximava .Acredita que também gostava de saber mais sobre ela. Bjs

Sem comentários:

Enviar um comentário