Dia de Raposas
Bem lá longe, no início da minha infância, costumava ouvir esta expressão ao meu pai no entanto, só anos mais tarde consegui dar-lhe significado e sentir tudo o que ele queria dizer.
Era sempre em dias de nevoeiro e de chuva.
Aquele nevoeiro que envolvia tudo deixando apenas visualizar vultos e contornos de árvores e de tudo o que existia na quinta onde viviamos E a chuva miudinha, a cair de mansinho incessantemente...
Era nestes dias e nestas noites que as raposas resolviam deixar as suas tocas e aventuravam-se até aos galinheiros das quintas à procura de comida.
Era nestas noites que os nossos cães de guarda ladravam sem parar e, pela manhã, lá estavam as marcas da passagem da raposa... redes destruídas, penas pelo chão, galinhas assustadas e a falta de algumas delas...
Mas só mais tarde consegui assimilar todo o sentido daquela frase:
DIA DE RAPOSAS!!!
A vida sempre a ensinar-nos...
Na última terça feira foi com um dia assim que despertei e essa frase veio instantãneamente à minha mente e com ela todas as imagens de uma meninice carregada de tantas imagens e de tantos ensinamentos ligados à vida saudável e simples em contacto diário com a MÃE...
A MÃE atualmente tão maltratada por todos... e em todos os cantos do globo deste nosso lindo planeta azul...
E os resultados estão aí, também por todos os cantos do globo:
Inundações, degelos, várias espécies em risco de sobrevivência e outras que nunca mais iremos sentir, ver, partilhar...
Tenho falado tantas vezes sobre este assunto mas as mentes continuam voltadas apenas para um bem estar cómodo mas fictício, no meu entender.
Há simples gestos diários que podem contribuir para minorar estas calamidades com que estamos diariamente em contacto, quer através dos meios de comunicação quer pessoalmente.
A simples separação de lixos, o usar o automóvel só quando se justifique, o aproveitamento de todos os bens comestíveis (sobras). Poupar a água e a energia elétrica (não apenas por vivermos em época de crise mas, essencialmente, porque os recursos naturais gastam-se e a poluição destrói o meio ambiente e decreta à extinção vida animal e vegetal).
Vivam os dias de raposas com que AINDA acordamos de quando em vez!!!
Código de Ética dos Índios Americanos
1-Levante com o Sol para orar. Ore sozinho. Ore com frequência. O Grande Espírito o escutará, se você ao menos falar.
2-Seja tolerante com aqueles que estão perdidos no caminho. A ignorância, o convencimento, a raiva, o ciúme e a avareza, originam-se de uma alma perdida. Ore para que eles encontrem o caminho do Grande Espírito.
3-Procure conhecer-se por si mesmo. Não permita que outros façam seu caminho por você.
É sua estrada e somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você.
4-Trate os convidados em seu lar com muita consideração. Sirva-os o melhor alimento, a melhor cama e trate-os com respeito e honra.
5-Não tome o que não é seu. Seja de uma pessoa, da comunidade, da natureza, ou da cultura.
Se não lhe foi dado, não é seu.
6-Respeite todas as coisas que foram colocadas sobre a Terra. Sejam elas pessoas, plantas ou animais. Respeite os pensamentos, desejos e palavras das pessoas.
7-Nunca interrompa os outros nem ridicularize, nem rudemente os imite. Permita a cada pessoa o direito da expressão pessoal. Nunca fale dos outros de uma maneira má. A energia negativa que você colocar para fora no universo, voltará multiplicada a você. Todas as pessoas cometem erros. E todos os erros podem ser perdoados.
8-Pensamentos maus causam doenças da mente, do corpo e do espírito. Pratique o otimismo.
9-A natureza não é para nós, ela é uma parte de nós. Toda a natureza faz parte da nossa família Terrena. As crianças são as sementes do nosso futuro. Plante amor nos seus corações e regue com sabedoria e lições da vida. Quando forem crescidos, dê-lhes espaço para que cresçam.
10-Evite machucar os corações das pessoas. O veneno da dor causada a outros, retornará a você.
11-Seja sincero e verdadeiro em todas as situações. A honestidade é o grande teste para a nossa herança do universo.
12-Mantenha-se equilibrado. Seu corpo Espiritual, seu corpo Mental, seu corpo Emocional e seu corpo Físico: todos necessitam de ser fortes, puros e saudáveis. Trabalhe o seu corpo Físico para fortalecer o seu corpo Mental. Enriqueça o seu corpo Espiritual para curar o seu corpo Emocional.
13-Comece sendo verdadeiro consigo mesmo. Se você não puder nutrir e ajudar a si mesmo, você não poderá nutrir e ajudar os outros.
14-Respeite outras crenças religiosas. Não force suas crenças sobre os outros.
15-Compartilhe sua boa fortuna com os outros. Participe com caridade.
Conselho Indígena Inter-Tribal Norte Americano
Deste conselho participaram as seguintes tribos : Cherokee Blackfoot, Cherokee, Lumbee Tribe, Comanche, Mohawk, Willow Cree, Plains Cree, Tuscarora, Sicangu Lakota Sioux, Crow (Montana), Northern Cheyenne (Montana)
Sem comentários:
Enviar um comentário