terça-feira, 5 de março de 2013

A miga-doce...


 Nestes tempos que atravessamos e em que todos os dias somos confrontados com palavras como crise,  pobreza e desemprego vieram-me à memória imagens da minha infância.
 Todos os dias penso nestas preocupações que tanto perturbam os pais da minha geração (que nos chegam por imagens e sons através dos meios de comunicação) e do que querem para os filhos...


... e penso na minha infância... 
Num tempo em que a delícia da miga-doce preenchia os nossos olhos de sabores inigualáveis... 
Havia lá o pãozinho de leite com fiambre e queijo... Claro que não!!! Mas havia a miga-doce que era o nosso lanche preferido nos dias quentes de verão.
Este manjar dos deuses era feito numa taça com água fresquinha, pedaços de pão, adoçado com açúcar amarelo, com os nossos risos e com a presença tranquila da minha MÃE...


Claro que não imaginávamos o porquê de tal lanche mas hoje, à distância, sei o que levava a minha mãe a preparar-nos tal iguaria. A água era fresquinha e vinha no momento da nascente da quinta, o pão era duro e aproveitado desta forma para não se estragar e o açúcar era colocado em pequenas doses... Num tempo em que não se falava de crise nem de pobreza mas um tempo em que tudo tinha um fundamento, uma razão de ser...


Hoje agradeço à minha mãe e ao tempo de dificuldades em que se vivia por tudo o que me transmitiram pelo exemplo e pela experiência. É graças a todas estas memórias vivas em mim que encaro a vida com um sorriso de esperança e é este sorriso que tento passar aos meus filhos.



E aos meus filhos apenas digo que seja qual for o caminho que queiram seguir que tentem ser os melhores...






Pedra Filosofal



Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso
em serenos sobressaltos,
como estes pinheiros altos
que em verde e oiro se agitam,
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.

Eles não sabem que o sonho
é vinho, é espuma, é fermento,
bichinho álacre e sedento,
de focinho pontiagudo,
que fossa através de tudo
num perpétuo movimento.

Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel,
base, fuste, capitel,
arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral,
contraponto, sinfonia,
máscara grega, magia,
que é retorta de alquimista,
mapa do mundo distante,
rosa-dos-ventos, Infante,
caravela quinhentista,
que é cabo da Boa Esperança,
ouro, canela, marfim,
florete de espadachim,
bastidor, passo de dança,
Colombina e Arlequim,
passarola voadora,
pára-raios, locomotiva,
barco de proa festiva,
alto-forno, geradora,
cisão do átomo, radar,
ultra-som, televisão,
desembarque em foguetão
na superfície lunar.

Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.
(António Gedeão)





Que nunca nos falte um SORRISO à Vida...

2 comentários:

  1. Vida sem referências, RUMOS sem SENTIDO.
    O MUNDO
    A VIDA, calor FRIO e adormecimento-HARMONIA.
    Tudo isto fará sentido e continuará sem NÓS HUMANOS.
    Passo acelerado para o DESESPERO...Desenganem-se aqueles que a sobrevivência depende da economia e da fartura. Fartura e facilidade cansam de tanto vazio.
    Estamos cheios de TUDO, ou quase...falta-nos o SILÊNCIO e a ausência da PAZ.
    Tão triste este MOMENTO!
    Em que ninguém pára para pensar...nos outros.
    Continua a SER PESSOA “CELESTE FELIZ”!!! BOA e ÚTIL aos outros.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Álvaro, pelas palavras claras de quem sabe "Olhar" a realidade dos nossos dias. Falta-nos como dizes, silêncio e paz e...muita reflexão. Penso muitas vezes nas palavras de uma grande amiga, a D. Vitória minha vizinha sexagenária em Lisboa. Eu era uma inexperiente na vida, tinha 22 anos nessa altura. Quando eu lhe falei das minhas expetativas e de como gostava que a vida fosse diferente ela responeu-me "tenha calma Celeste, na vida tudo se conquista! Vai ver que daqui a alguns anos vai ter uma casa e um carro e tantas outras coisas mas certamente essas coisas não a farão mais feliz". E assim aconteceu. O que nos torna felizes é vermos a felicidade em quem está à nossa volta e vivermos a vida com tranquilidade e, claro, termos sempre um sonho a alcançar...

    ResponderEliminar