quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Tempos sem tempo,,,

 


Nestes tempos, em que o Inverno se aproxima, o tempo escorre lentamente e as noites são imensas,,, muitas notícias da atualidade e tantos debates sobre o Mundial de Futebol e sobre a Guerra, esta que continua a dizimar e a destruir. Em ambos os casos  fala-se e discutem-se os Direitos Humanos. Ansiamos que a cada novo dia a boa notícia de que a guerra terminou seja já amanhã. 

Mas esse dia tarda e a esperança vai esmorecendo e a tristeza torna a vida avassaladora.

Problemas menores, tão menores perante esta brutalidade, vão prendendo a minha atenção mas a nuvem da Guerra continua sempre a pairar escurecendo qualquer pequena alegria.

A RTP1e a RTP2 são quase sempre a minha companhia nestas noites compridas, numa tentativa de me abstrair da estranha realidade que vivemos.

Entretanto, o Natal está quase a chegar e as crianças merecem ter o Natal e as Famílias fazem o Natal acontecer, ainda que o triste Natal de quem vive na Guerra esteja sempre presente no pensamento de todas as Mães do lado de cá da Guerra... como se nos lares desfeitos pela guerra esteja um pouco de nós...



Que a VidA seja um sorriso... já, já, já amanhã. 



É o meu desejo.

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Liberdade... com responsabilidade,,,


A pensar na liberdade.
Na Liberdade com responsabilidade. Para se exercer a liberdade tb é necessária coragem. Coragem de expormos o nosso ponto de vista ainda que encontremos tanta oposição e tanto silêncio. Por vezes, encontramo-nos sós, a lutar contra "ventos e tempestades", ainda que a causa beneficie tantos. Provavelmente na hora de usufruir da conquista  todos aparecem. Há causas que parecem menores, com pouca importância,  mas que nos afetam... particularmente os mais sensíveis.
Gotas de água num universo complicado de pessoas complicadas, que não vêem além dos seus umbigos, e que pensam que por serem muitos a sua opinião é mais importante do que a de uma minoria...
Viva a Liberdade, sim, mas com responsabilidade. 

A VidA,,,


 A pensar numa situação que me lembrou de outras idênticas...

Há um ou dois anos alguém me pediu para ir colocar um "gosto" numa decoração de Natal duma vitrine pq havia um concurso e a vitrine  vencedora seria a que tinha maior número de "gostos"...

Respondi que não conhecia as decorações a concurso daí não poder colocar esse "gosto" apenas numa pois isso não seria correto. Constato que tal acontece nos mais variados campos, nas redes sociais. É pedido aos seguidores que coloquem "gostos" para que o SEU produto seja o vencedor.

E assim vão  ganhando protagonismo, credibilidade,,, no mundo em que se movimentam... sem possuírem tal mérito (ou possuindo).


https://youtu.be/eTA7cfQaCUY

sábado, 19 de novembro de 2022

Mural em São Vicente da Beira

 Em São Vicente da Beira 





Em São Vicente da Beira,  tradicionalmente, a cor utilizada nos muros  envolventes aos variados edifícios é o branco.

Talvez caiba à Junta de Freguesia  repensar a cor utilizada na pintura que serve de suporte a este painel e aos vários azulejos integrados em todo o muro. Este azul forte, desenquadrado da tradição da Vila e  utilizado na pintura do muro, fere o olhar dos mais sensíveis. 

Digo eu, mas quem sou eu...

...apenas uma gota no Oceano neste planeta que me acolhe.

sábado, 5 de novembro de 2022

Murais em São Vicente da Beira

A pensar num mural que vi anteontem em S. Vicente da Beira.

 Aquele muro enorme pintado num azul forte que fere o olhar... e o painel de azulejos ali perdido.
Como é possível terem optado por aquela cor se todos os muros da Vila são branquinhos?!!!


Enfim,,, fiquei mesmo desiludida com tudo.

Em oposição,  junto à Igreja Matriz, um mural que deslumbra na escolha de cores, na singeleza, na suavidade do traço,,, que nos acalma e traz um sorriso.

🌻🌻🌻

Parabéns aos autores!